Clínica-escola de Psicologia

As Clínicas-escola, de modo geral, procuram cumprir os objetivos a que se propõem as Instituições de Ensino Superior do país: ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. A Clínica-Escola da PUC Minas em Poços de Caldas, particularmente, está estruturada rigorosamente de acordo com as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Psicologia, prevendo uma integração ensino-serviço indispensável à formação do Psicólogo brasileiro. Neste sentido, os objetivos específicos dessa Clínica-Escola são os de oferecer condições físicas, materiais, administrativas e pedagógicas para a realização dos estágios obrigatórios (e não obrigatórios) descritos no Projeto Político-Pedagógico; prestar serviços à comunidade, buscar uma aproximação das políticas públicas e propiciar pesquisas nos diversos campos de atuação do psicólogo que identifiquem formas de colocar em prática as premissas do SUS.

A Clínica-Escola procura oferecer serviços de natureza preventiva e profilática, dando atenção aos diversos setores da população, a depender da demanda, podendo atuar juntamente com os serviços públicos de saúde da cidade e região e outros serviços já oferecidos por essa Universidade.

Assim, o curso não apenas contempla uma formação generalista do psicólogo, por meio das áreas de estudos consagradas pela Psicologia, mas oferece pioneiramente diretrizes para o profissional pesquisar e interferir em problemas urgentes da sociedade brasileira, priorizando a pesquisa e a atuação na rede de saúde pública.

Para o seu funcionamento interno, tem-se uma estrutura técnico-pedagógica e uma estrutura técnico-administrativa. Os estudantes, estagiários e professores têm na Clínica-Escola o espaço necessário para reflexão e desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica.

A Clínica-Escola, mais especificamente, conta com uma sala de recepção, onde são preenchidas as fichas cadastrais dos usuários. Como apoio a esse trabalho, a Clínica-Escola tem uma secretaria específica com funcionários (recepcionista e assistente administrativo). As fichas dos pacientes, assim como todos os registros de serviços, são mantidas em arquivo sigiloso de dados próprio.

Após o cadastramento – seja dentro ou fora da Universidade - os usuários são encaminhados para o Atendimento Primário onde um estagiário receberá o usuário para uma entrevista interventiva (Plantão Psicológico). Todos os atendimentos são cadastrados em sistema on-line pelo GAC (Gestão de Atendimento Clínico).  Em seguida, o usuário poderá ser encaminhado para o Atendimento Secundário (Psicodiagnóstico, Psicoterapia Breve, Processos Educativos, Orientação Sexual, Orientação Vocacional, Orientação Familiar, Psicoterapia de Grupo, etc.) ou poderá ter a liberação do serviço (alta).

Horários

Segunda a Sexta-feira
08h30 às 16h30

Contatos

(35) 3729-9288

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