Notícias
quarta, 02 de abril / 2025

Programa promove inclusão social e desenvolvimento sustentável por meio da extensão universitária

A PUC Minas Poços de Caldas anuncia a abertura das inscrições para o Programa de Extensão Vozes e Vidas: Pontes e Caminhos para Todos, uma iniciativa que promove a inclusão social e o desenvolvimento sustentável por meio da extensão universitária. O programa incentiva alunos e professores a se engajarem em projetos voltados às necessidades da comunidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Aberto a todos os cursos do Campus, o programa conta com a participação de professores e alunos extensionistas, tanto bolsistas quanto voluntários. As ações abrangem diversas frentes, incluindo educação continuada para idosos, inclusão digital para deficientes auditivos, acessibilidade para deficientes visuais, apoio a indivíduos com déficit cognitivo, saúde bucal em escolas, orientação previdenciária para idosos e fortalecimento de parcerias institucionais.

As inscrições estarão abertas até às 23h59 do dia 9 de abril de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente on-line, por meio do formulário disponível no link. Cada candidato poderá se inscrever para apenas um grupo de trabalho. O início das atividades está previsto para o dia 2 de maio de 2025.

Processo Seletivo

A seleção será realizada pelos professores coordenadores dos grupos de trabalho do programa, levando em consideração o perfil da vaga e os requisitos do edital. Caso necessário, o candidato poderá ser chamado para uma entrevista, que será agendada e comunicada por e-mail. O resultado será divulgado no site da PUC Minas Poços de Caldas no dia 11 de abril de 2025, e os alunos selecionados deverão comparecer à Coordenação de Extensão para os encaminhamentos necessários.

Bolsa e Benefícios

Os alunos aprovados poderão atuar como extensionistas bolsistas ou voluntários. Para aqueles que receberem bolsa, o valor será de R$ 250,00 para uma carga horária semanal de 10 horas, sendo debitado na mensalidade ou creditado em conta corrente no caso de bolsistas integrais. Para manter a bolsa, o aluno deve estar regularmente matriculado e não pode estar recebendo outro tipo de benefício, como bolsas de extensão, pesquisa, monitoria ou PET-Saúde.

Para mais informações, acesse o edital.

...

terça, 25 de março / 2025

Resultado permite a tramitação simplificada para revalidação do diploma em países participantes do sistema entre outros benefícios

 

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas foi acreditado, por seis anos, pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). Este resultado facilita os processos de tramitação simplificada para revalidar diploma em países participantes do sistema.

O objetivo do Arcu-Sul é oferecer garantia pública, na região do Mercusul e dos estados associados, a qualidade dos níveis acadêmicos e científicos dos cursos avaliados. Além do Brasil, também fazem parte do sistema Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Outra finalidade do Arcu-Sul é melhorar permanentemente a formação de pessoas, com padrão de qualidade exigido para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

Os critérios de avaliação do sistema são balizados por comissões consultivas com a coordenação da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana). No Brasil, o Inep é o responsável pela execução do Arcu-Sul relativa à avaliação nacional de instituições de educação superior e de cursos de graduação.

De acordo com a coordenadora do Curso, Profa. Dra. Larissa de Souza Pereira, a acreditação reafirma o compromisso da Universidade com uma formação que segue padrões internacionais de ensino alinhados às melhores práticas do Mercosul. “A acreditação traz benefícios significativos para os alunos, especialmente em termos de mobilidade acadêmica e profissional. Com essa certificação, os estudantes têm maior facilidade para realizar intercâmbios entre as universidades do Mercosul, o que facilita o reconhecimento de seus estudos e amplia as perspectivas de aprendizado. Além disso, garante que os alunos estejam preparados para um mercado de trabalho globalizado, com um diploma mais valorizado e com mais oportunidades profissionais”, afirma.

Os principais itens avaliados são: atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão desenvolvidas no curso; infraestrutura do curso e da Universidade; currículo lattes dos professores; acompanhamento de egressos; patentes e publicações; estágios; intercâmbios; suporte psicopedagógico; corpo técnico e administrativo; e programas voltados ao auxílio e o bem-estar dos alunos.

O Curso

Desde 1997, o Curso de Arquitetura e Urbanismo está presente na PUC Minas Poços de Caldas. Com uma estrutura que conta com laboratórios altamente equipados e corpo docente com vasta experiência acadêmica e profissional, os alunos encontram no Campus o lugar ideal para aliar teoria e prática, a fim de prepara-los da melhor maneira para atuarem de maneira técnica e ética no mercado profissional.

Nos últimos anos, a PUC Minas tem priorizado os processos e práticas de internacionalização de diversos cursos. O Curso de Arquitetura e Urbanismo, especificamente, possui um acordo de Dupla Diplomação com a Universidad ORT, do Uruguai, também acreditada pelo Arcu-Sul. Ainda segundo a Profa. Dra. Larissa de Souza Pereira, o selo impulsionará o crescimento e a evolução do Curso nos próximos anos, de modo a aprimorar infraestrutura, corpo docente e métodos pedagógicos, e garantir uma formação cada vez mais alinhada às demandas do mercado e da sociedade global.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

 (35) 3729.9202

...

quarta, 19 de março / 2025

Com o objetivo de inibir problemas causados por motocicletas barulhentas, alunos do Curso de Publicidade e Propaganda elaboraram a campanha de comunicação para o lançamento do projeto

 

Foi lançada oficialmente em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (19), a campanha “Consciência na Garupa”, desenvolvida por alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas em parceria com a Polícia Militar. O objetivo da iniciativa é inibir os problemas causados por motocicletas com muito ruído e em situações irregulares no município.

Os alunos desenvolveram, no último semestre, uma campanha de comunicação estratégica na disciplina de Gerência de Campanha Publicitária e Institucional, lecionada pelo Prof. Dr. Adinan Nogueira. No total, seis campanhas foram criadas e, duas delas, selecionadas pela Polícia Militar. Entre o material produzido estão o nome do projeto, artes para redes sociais, folders de divulgação para blitz educativas, outdoors, spots e jingles para veiculação em rádios.

“Um dos princípios do Curso de Publicidade e Propaganda é promover valores da educação e cidadania. Uma campanha é capaz de mudar comportamentos e atitudes que muitas vezes não são benéficas à população. Uma campanha como essa deixa isso muito claro aos alunos, já que vai além de uma ideia clichê de que a propaganda serve apenas para vender um produto”, afirma Adinan.

 

De acordo com Rayssa Rufino, aluna que participou do desenvolvimento da campanha, a experiência foi gratificante pois o trabalho, além de possibilitar a prática do conhecimento adquirido ao longo do curso, poderá ter um efeito social. “Nós planejamos esta campanha para que ela pudesse ser duradoura e alcançasse os efeitos desejados. Então, os próximos alunos que cursarão a disciplina darão continuidade ao que fizemos até aqui”, conta.

A ideia do projeto partiu do Sargento Luiz Eduardo de Souza, que atua diretamente na motopatrulha da cidade. Com base nisso, o militar procurou o Curso de Publicidade e Propaganda para que a campanha pudesse ser elaborada estrategicamente. “Notamos que o problema envolvendo motocicletas irregulares tem tido uma proporção cada vez maior. A nossa constituição nos lembra que a segurança pública é dever do Estado, mas é responsabilidade de todos. Então, esta iniciativa em conjunto com a PUC Minas é um grande exemplo disso; Estado e sociedade trabalhando lado a lado”, explica o Sargento.

Antes de iniciar a produção da campanha, os estudantes fizeram uma pesquisa com moradores do município a fim de compreender o que mais incomoda ou traz sensação de insegurança no que se refere a motocicletas irregulares. “Sozinhos não conseguimos fazer tudo. Portanto, ter esta parceria com a PUC, com a Câmara Municipal, Ministério Público, Demutran e empresas particulares é de grande relevância pois temos todo o apoio para vislumbrarmos um sucesso muito grande”, conclui o Tenente Miguel Luís.

Os próximos passos do projeto é buscar uma regulamentação municipal que vise trazer segurança tanto aos motociclistas quanto à população em geral. Além disso, visitas a estabelecimentos que trabalham com motoentregadores também estão previstas como parte das ações de conscientização.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

terça, 11 de março / 2025

Com o tema Debates do Direito e da Psicologia sobre Saúde Mental no Trabalho, resumos podem ser submetidos até 17 de março

 

A PUC Minas Poços de Caldas sediará o XVI Congresso Latino-Americano de Direito Material e Processual do Trabalho entre os dias 27 e 29 de março. As submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 17 de março e as inscrições até 27 do mesmo mês, neste link. Pessoas da comunidade externa também podem se inscrever para participar como ouvintes.

Balizado pelo tema “Debates do Direito e da Psicologia sobre Saúde Mental no Trabalho, o evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais para debater os impactos das novas tecnologias, da organização do trabalho e das transformações no mundo laboral a respeito da saúde mental dos trabalhadores.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Psicologia da PUC Minas, em parceria com o Grupo e Pesquisa RED – Retrabalhando o Direito e PSITRAPP – Psicologia, Trabalho e Processos Psicossociais. Mais informações como formato de resumo e orientações para apresentações podem ser consultadas aqui.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

quinta, 27 de fevereiro / 2025

O Coral recebe inscrições de todos os interessados e não é necessário ter experiência em canto

 

O Coral PUC Minas Poços de Caldas recebe inscrições para novos integrantes até o dia 10 de março. Os interessados devem preencher um formulário disponível neste link e qualquer pessoa pode participar, inclusive, aquelas que não possuem experiência em canto. O projeto nasceu com desejo de promover a integração entre alunos, professores, funcionários do Campus e membros da comunidade externa.

Desde a formação, o grupo se dedica ao aperfeiçoamento vocal e musical balizado por um repertório composto por músicas populares brasileira. Regido pelos maestros Andrea Turato e Rodrigo Pires, os ensaios acontecem semanalmente, sempre às segundas-feiras, às 17h30, no auditório da biblioteca do Campus.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

(35) 3729.9202

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200