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quarta, 03 de dezembro / 2025

Projeto de extensão tem o objetivo de promover o conhecimento em diversas áreas do conhecimento para pessoas com 50 anos ou mais 

Turma formanda na 6ª edição do Universidade Aberta / Foto: Anna Maran

Formandos do Universidade Aberta para Maioridade posam para foto 

Na tarde do dia 01/12, a PUC Minas Poços de Caldas promoveu a cerimônia de encerramento da 6ª edição do projeto de extensão Universidade Aberta para Maioridade. 

O projeto, que acontece semestralmente no Campus da Universidade, reúne pessoas acima de 50 anos, promovendo e estimulando ações educacionais e integradoras que visam explorar as capacidades e habilidades dos indivíduos na fase adulta, além de contribuir para inserção social e acadêmica, o bem-estar, o protagonismo na maturidade e a promoção do aprendizado contínuo. Durante quatro meses, 19 encontros foram realizados. 

Marco Aurélio de Carvalho discursa para turma de formandos / Foto: Anna Maran

O orador desta turma foi Marco Aurélio de Carvalho, formado pela Autarquia Municipal de Ensino, em Ciências Matemáticas, retornou 45 anos depois, agora nas instalações da PUC Minas, para participar do projeto e produziu um discurso através de IA, utilizando os conhecimentos que adquiriu durantes a aula do curso Ciência da Computação. 

Para ele foi uma grande emoção retornar ao ambiente universitário e provar que não existe idade para aprender, “a gente aprende sobre as novas tecnologias, métodos de ensino, ambientes e mantemos nossas cabeças jovens em um local de estudo como esse.” 

A idealizadora do projeto e Coordenadora de Extensão, Professora Teresa Alvisi, ressaltou que a extensão constitui um fundamento essencial do ensino superior, equiparável à pesquisa. Segundo ela, é este pilar que promove a conexão entre o ambiente acadêmico e o público externo, aplicando o conhecimento científico em benefício direto da população. 

Teresa Alvisi posa para foto ao lado de formanda / Foto: Anna Maran

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quarta, 03 de dezembro / 2025

A rematrícula para veteranos já está disponível. A primeira etapa do processo deve ser realizada até o dia 6 de janeiro de 2026 (terça-feira) de maneira on-line, pelo SGA (Serviços acadêmicos > Matrícula). Confira, a seguir, o cronograma. 

1ª etapa: até 6 de janeiro de 2026 
Solicitação do plano de estudos e simulador de parcelas. 

2ª etapa: de 14 de janeiro até 13 de fevereiro 
Adesão ao contrato de prestação de serviços educacionais. 

3ª etapa: de 14 de janeiro até 13 de fevereiro 
Solicitação de alteração de matrícula (se necessário). 

4ª etapa: a partir de 14 de janeiro 
Emissão do comprovante de matrícula. 

Acesse o tutorial no portal do aluno.

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terça, 02 de dezembro / 2025

A campanha Natal Solidário 2025, promovida pela Pastoral Universitária PUC Minas, convida a comunidade a doar brinquedos e itens de material escolar. As doações serão destinadas a crianças de 3 a 12 anos. Os itens devem ser entregues até dia 12 de dezembro, no Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino, localizado no Campus Poços de Caldas 

As doações devem ser apenas de objetos novos. No caso dos materiais escolares, a sugestão é de caderno, lápis de cor, canetinha, caixa de borracha, apontador, lápis, cola, estojo, tesoura sem ponta, mochila, bolsa térmica ou garrafinha. 

Além da ação social, todos os campi da Universidade possuem programação natalina com missas, novenas e confraternizações com o objetivo de promover momentos de encontro, oração, partilha e comunhão. 

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sexta, 28 de novembro / 2025

Evento reuniu projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

A Pró-reitoria de Extensão, divulgou nesta sexta-feira (28), os vencedores do Hackathon 2026, dois grupos do Campus Poços de Caldas conquistaram colocações no pódio, ficando em 1º e 3º lugares. O tema principal do evento era Desafio ODS, a iniciativa que integra inovação e compromisso social sob o lema inovar hoje, transformar o amanhã. O evento reuniu estudantes, professores e técnicos de diferentes Campi e áreas do conhecimento em torno do desenvolvimento de soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A primeira colocação ficou com o grupo Eletricidade sem Barreiras, formada por André Neri Rodrigues, Prof. Dr. Celso Iwata Frison, Flávio Junior Paulino, João Batista de Morais Filho, Tálisson de Souza Barbosa e Ygor Massuete Alves, do curso de Engenharia Elétrica. 

O grupo desenvolveu um projeto para pessoas com deficiência visual, com o objetivo de auxiliá-las a aprender um pouco mais sobre eletricidade, através da criação de placas táteis em braille e produção de áudio descrições, tornando o ensino da matéria mais inclusivo. 

O Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Celso Iwata Frison, que foi um dos orientadores do grupo junto ao Prof. Tálisson, explicou que o projeto contou com o apoio da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV) de Poços de Caldas para chegar ao produto final. 

Celso destacou estar feliz com a premiação e pelo reconhecimento do trabalho “O principal de tudo, é saber que nós estamos levando conhecimento para pessoas que a princípio não tinham tanta facilidade de aprender dentro de algumas áreas do conhecimento, uma delas sendo a eletricidade.” 

Já o terceiro lugar, foi ocupado pelo curso de Biomedicina, com a equipe Resíduo Zero, integrada por Profa. Ana Paula Valverde, Profa. Dra. Ana Paula Brescancini Rabelo, Profa. Isabela Bacelar de Assis, Felipe Pereira de Oliveira, Carolina Franco Ferreira e Luísa Todescato de Andrade. 

O projeto desenvolvido pelo grupo levou em conta o problema da produção de resíduos plásticos no mundo e seu tempo de decomposição que pode chagar a 400 anos, trazendo para o local, na região do Sul de Minas e pensando em alternativas biodegradáveis. A equipe sabia de uma cidade que fica a 60 Km de Poços de Caldas, chamada Ipuiuna, que possui uma ampla produção de batatas e que os resíduos podem ser utilizados para desenvolver bioplástico, a partir do amido. 

O processo de produção do bioplástico da batata é feito do processo que envolve extrair o amido da batata, misturá-lo com ingredientes como vinagre e glicerina e depois aquecer a solução para formar um filme biodegradável. Este bioplástico tem potencial para substituir plásticos convencionais por ser uma alternativa sustentável que se decompõe na natureza, levando em torno de 40 a 180 dias para se decompor em condições favoráveis. 

A Profa. Dra. Ana Paula Brescancini Rabelo, afirmou ter ficado feliz com a colocação no pódio, “Foi a minha primeira experiência em um evento como o Hackathon. Então, eu acho que foi uma experiência incrível. A gente se empenhou muito, os alunos se dedicaram muito, eles estavam empolgados, animados e acho que isso é um reflexo de toda essa dedicação que nós tivemos.” 

Os ganhadores serão agraciados na cerimônia oficial de premiação, que acontece no auditório 3 - Prédio 43, do Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, no dia 5 de dezembro. 

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quarta, 26 de novembro / 2025

 As provas foram destinadas a 9 cursos de graduação

ENADE 2025 | Campus Poços de Caldas - 23/11/25

No último domingo, dia 23 de novembro, aconteceu a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia a qualidade dos cursos de graduação em bacharelado da universidade.  

O exame foi aplicado para alunos concluintes de Ensino Superior de 9 Cursos, sendo 8 deles ofertados pela PUC Minas, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. 

A estudante Mariane David, que cursa o 8º período de jornalismo, diz achar importante a participação na prova, “Foram 4 anos de dedicação, então poder finalizar o curso com uma prova onde a gente pode expressar tudo que aprendeu, é dar visibilidade para a PUC e fechar bem o bacharelado.” 

No Campus Poços de Caldas, o local da prova foi no Prédio 2, onde foi montada uma tenda da universidade para a entrega de kits para os estudantes que foram prestar o exame, que continham, água, uma caneta preta e uma barra de cereal, entregues pelos coordenadores e professores de seus respectivos cursos. 

A Coordenadora do Curso de Direito, Profª. Maria Catarina Rocha Oliveira de Carvalho, participou da entrega dos kits e reforçou que o Enade funciona como um indicador de qualidade dos cursos, “É importante para a Instituição e para os alunos, pois permite avaliar a qualidade de ensino, identificar áreas de melhoria e desenvolver habilidades importantes para a carreira.” 

O Enade constitui componente curricular obrigatório e a participação é necessária para a colação de grau, para que o estudante regularize sua situação e possa obter o seu diploma. 

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